11 de junho de 2010

Síndrome de Turner

A Síndrome de turner é uma doença genética, que atinge somente meninas, atualmente tem-se o registro de cerca de cinco mil jovens portadoras da síndrome. A origem dessa anomalia, apesar de muitos estudos e pesquisas ainda é desconhecido, não havendo nenhum indicio de hereditariedade, sua única aferição esta ligada a uma anomalia relacionada ao cromossomo sexual. A Síndrome de Turner é observada em muitos casos logo após o nascimento, em outras crianças ela vai ser observada durante o desenvolvimento e outras somente na adolescência, apesar de suas características físicas marcantes, que, assim como a síndrome de down, tornam as jovens portadoras da síndrome de Turner facilmente reconhecíveis pelas condições estéticas.

A menina portadora da síndrome de Turnês apresenta deficiência do cromossomo X, que desencadeia alterações hormonais, trazendo algumas consequências bastante aparentes como baixa estatura, no máximo um metro e meio, ausência de seios, tórax em forma de barril, ausência de pelos pubianos, órgãos sexuais muito pouco desenvolvidos, pescoço mais largo do que o comum, má formação das orelhas e os cabelos nascem bem abaixo da linha da cabeça. Além dessas alterações a menina com a Síndrome de Turner não menstrua e também raramente poderá ter filhos, pois não são férteis. Essas meninas podem levar uma vida normal, apresentam um caráter psicossocial ajustado, no entanto comumente apresentam algum grau de deficiência ou retardo mental.

Além disso elas podem ter problemas relacionados a área de saúde relacionados ao funcionamento dos rins, tais como disfunção, e insuficiência renal que pode evoluir para um agravo crônico; por apresentarem uma conformação diferente do trato bucal o processo digestivo, com a mastigação e a deglutição pode ser prejudicado, resultando em refluxo no aparelho digestivo. Além disso, as pacientes com a Síndrome de Turnês podem apresentar problemas no aparelho circulatório resultando em edemas nas mãos e nos pés decorrentes da falta de circulação. Ao que parece nada pode ser feito para evitar que uma criança apresente a Síndrome de Turner, assim como não há tratamento, somente aplicações de hormônios para amenizar as consequencias da doença e evitar alguns problemas de saúde decorrentes, porém nada de efetivo, pois trata-se de uma doença genética.

O excesso de peles no pescoço pode ser corrigido através de cirurgia plástica, que devolvem a aparência normal a região. A Síndrome de Turner é relativamente rara e deve ser tratada por uma equipe de médicos especializados. O pediatra poderá ser o responsável pelo tratamento da menina durante a infância, encaminhando para todos os exames e atendimentos que possam melhorar a qualidade de vida dessas pacientes e especialmente sua aparência e alto estima. O acompanhamento psicológico pode ser importante, pois apesar de ter um desenvolvimento mental um pouco mais lento, as portadoras dessa síndrome tem um bom potencial de aprendizagem e devem ingressar na escola normalmente.

Pessoal... Nas pesquisas que fiz sobre essa síndrome de turner, vi muitas fotos.

Mas algumas tão tristes que achei melhor não postar.

Entre uma pesquisa e outra, encontrei um blog de uma mãe que a filha tem a síndrome de Turner.

Quem quiser entender melhor e ver fotos de pessoas com esse problema é só visitá-lo.

http://asindromedeturner.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Hei minha amiga, como está? Sumidinha hein? rsrsrs ou será eu? Com a correria do aniversario da minha mãezinha faz tempinho que não entro na net. Fiz um post hoje. Depois você vem ver tá?
    Nossa quantas doenças que existem e a gente nem sabe né? Ainda bem que a Jack está se superando não é? Principalmente quando se tem uma boa estrutura na família fica mais fácil enfrentar qualquer doença.
    Amiga, feliz fim de semana com muitas alegrias.
    E vamos torcer pelo nosso Brasil. rsrsrs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Vc qm sumiu Dulci.. rsrs... Vou lá ver seu post sim, pode deixar... Vc viu só... Meu blog tá ficando bem informativo rsrs... É verdade, nada como a família do nosso lado! Bjão e dali Brasil kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá mamiga!!Estou muito feliz em poder seguir seu maravilhoso blog .Gostei muito das postagens .E para comemorar sua volta ofereço award,mascote a sua escolha e o premio ouro ..Fonte de Amor.Vai encontrar tudo na sala Menu do meu blog.
    Convido a conhecer www.meudeusetudo.zip.net
    e ofereço o award dele e mascote.
    Deus abençoe seu final de semana e da sua linda familia ,beijos no coração .Evanir.
    www.fonte-amor.zip.net
    aqui é o blog que esta o premio ouro Fonte de Amor.

    ResponderExcluir
  4. OIE PITUQUINHA DO MEU CORAÇÃO ..ACABEI DE POSTAR ALGUMAS FOTITAS DA ABERTURA DA FESTA DOS COLONOS((BAUERNFEST 2010))) AQUI EM PETRÓPOLIS ..PASSE LÁ PARA DAR UMA ESPIADINHA KKK...E VAMOS QUE VAMOS BRASILLLLSILLLL..UMA FELIZ SEMANINHA ..COM BASTANTES GOLLL DO BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, EU SOU O DANIEL, ENFERMEIRO DO PSF NO INTERIOR DA BAHIA, TENHO UMA CLIENTE COM ESSA SINDROME E ELA VIVE DIZENDO QUE O SONHO DELA É FAZER UMA CIRURGIA PLASTICA....GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM SABE SE O SUS COBRE ESSE TIPO DE CIRURGIA?... E SE ALGUEM PUDER AJUDAR DE ALGUMA OUTRA FORMA....DESDE JA AGRADEÇO. DANIEL.ITAETE@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. midiam cantos - sou uma pessoa que tenho a sindrome mas sempre estudei ne escolas normais e nunca tive problemas com notas so tive dificuldade com matemática no 1- primeiro ano do segundo grau messa prova eu estudei muito e so precisava de quatro pontos mas tirei 9 e fiz faculdade de pedagogia até o 3 semestre e tranquei mas vou volta a estudar este ano estou contando a minha historia email e midiam.nascimento

    ResponderExcluir

.A.T.E.N.Ç.Ã.O.
Por favor, vc que não tem blog, deixe seu email no comentário também.
E seu nome.
Porque eu não consigo vê e responder vcs depois.
Obrigada!
Nina